PERFIL

Virou lugar comum dizer que “baiano não nasce, estréia”. Ano após ano, novas levas de novos baianos despontam em todas as artes, em todos os segmentos da vida cultural. E com tanto baiano talentoso, destacar-se entre eles acaba sendo um feito de poucos. É o caso desse novíssimo baiano de Salvador, o designer e publicitário Ricardo Franco. Desde os 15 anos, esse artista inquieto, agitado e apressado vive e respira propaganda. Com um traço marcante, Ricardo encontrou em seus desenhos uma forma especial de se comunicar. Desde o primeiro emprego, na antiga DS 2000, agência que abrigou diversos “papas” do mercado publicitário baiano como Duda Mendonça, Sérgio Amado e Sydney Rezende, a arte de Ricardo se tornou artifício a serviço da propaganda. “Foi lá que conheci os meus grandes mentores, Bactéria, um grande diretor de arte e Jonga Sales, um dos redatores mais premiados da época”. Diretor de criação da DS 2000, Jonga Sales saiu para fundar a XYZ e levou consigo o jovem diretor de arte, então com 20 anos e cursando Artes Plásticas na UCSAL. Em pouco tempo Ricardo tornou-se sócio da agência. Nascia um jovem empreendedor. “No início foi difícil… Eu não tinha nem mesa pra trabalhar. Aí não teve jeito, improvisei. Arranjei uma porta velha, já cheia de cupins e “bafei” dois cavaletes de um lançamento imobiliário. Assim, fiz minha primeira mesa, levei o meu 486, com Corel 4, pra XYZ, trabalhei muito e em um ano fiquei sócio”.

E foi assim que Ricardo deslanchou na profissão até tomar a ousada decisão de abrir seu próprio negócio. Ganhou prêmios, recebeu título de Doutor Honoris Causa por serviços prestados na área social, e vem obtendo reconhecimento cada vez maior na profissão. Ricardo é o oposto da malemolência baiana. É um dínamo, um motor sempre ligado em 220 volts. Mas a correria e agitação acabam, paradoxalmente, evidenciando a extrema sensibilidade e doçura desse menino que insiste em continuar travesso. Hoje aos 33 anos e pai de dois filhos ele desponta no Marketing Político com sua agência, a Graal, e em parceria com profissionais de renome no setor, está conduzindo campanhas em mais de 20 municípios da Bahia. A correria do processo eleitoral, no entanto, não impede que Ricardo Franco tenha sonhos e desenvolva novos projetos. Enquanto assessora os candidatos, ele planeja o lançamento de seu livro de aventuras na Amazônia. Sim, porque o designer também se arrisca nos caminhos da literatura e já está desenvolvendo uma emocionante história policial cheia de suspense, aventura, ambientada no mágico cenário da região amazônica. Que novos brasileiros e cidadãos do mundo possam curtir numa boa o talento e a inquietação desse baiano novo. Axé, Ricardo Franco.

2 opiniões sobre “PERFIL

  1. Ola Ricardo, há um mês atrás eu estava com a exposição “Entre Vielas – um ensaio sobre a felicidade” no Otto Bistrot. E garimpando sobre a mesma no Google achei ela aqui. Muito obrigado pela divulgação, alias, belo site!!!

    Um grande abraço!

    feppa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: